Qual a receita para encantar um país e se tornar uma das maiores atrizes de sua geração?
Talvez Bruna Marquezine, ou Bruna Reis Maia, como consta em sua certidão de nascimento, tenha essa resposta. Nascida em 1995, na cidade fluminense de Duque de Caxias, a trajetória de Bruna como atriz começou antes de seu sucesso estrondoso dando vida a Salete, a personagem de 7 anos da novela “Mulheres Apaixonadas”, conhecida por suas cenas emocionantes. Poucos sabem, mas foi no programa “Gente Inocente” que a atriz deu seu primeiro passo rumo ao coração do Brasil.
Ao longo de sua carreira, Bruna atuou em 17 novelas, 7 filmes e 6 séries na Rede Globo, uma das maiores emissoras do país, e coleciona inúmeras premiações, como o Prêmio Contigo, Troféu Imprensa, Leão de Ouro, Melhores do Ano entre outros.
Foi em 2019 que a atriz decidiu ir em busca de desafios inéditos em sua carreira. Seu primeiro voo solo, fruto de uma parceria com a gigante de streaming global Netflix, foi a série Maldivas, com lançamento em junho de 2022, e que alcançou o Top 5 Global e Top 1 Nacional de produções mais assistidas da plataforma durante sua estreia. Este movimento de mudança em sua carreira foi uma guinada ao lançamento de Bruna no mercado internacional. Prova disso é a conquista do papel da protagonista feminina Jenny, no filme “Besouro Azul'', produção da DC Comics com estreia prevista para agosto de 2023.
Bruna reúne mais de 43 milhões de seguidores no Instagram e 18 milhões de fãs em sua conta do Facebook e do Twitter. Em suas redes sociais, ela compartilha seu dia a dia, além de conteúdos sobre moda, lifestyle e pautas sociopolíticas importantes, como feminismo e saúde mental.
A autenticidade de Bruna Marquezine
Conhecida por sua espontaneidade, Bruna movimenta e engaja milhões de seguidores e fãs pelo mundo através das redes. Combinando uma estética inspiradora ao seu cotidiano – repleto de originalidade –, a brasileira é capaz de influenciar pessoas das mais diversas gerações, regiões e nacionalidades.
Além do poder de influência, a atriz também nutre uma relação de longa data com o universo da moda internacional, atraindo diversas parcerias relevantes nesta área, tendo, inclusive, sido considerada por Anna Wintour, editora chefe da Vogue americana, um dos novos 14 talentos globais mais influentes do planeta.
A atriz coleciona ainda momentos de destaque em desfiles de algumas das marcas presentes nas principais semanas de moda do mundo como Givenchy, Saint Laurent, Burberry e Versace. Bruna também já estampou incontáveis capas de revistas importantes como Vogue Portugal, Elle, Harper 's Bazaar, GQ, L’Officiel, Glamour ,entre outras.
A influência para o bem
Em novembro de 2018, Bruna foi vencedora na categoria de it girl da premiação Men of the year, promovida pela revista GQ Portugal. Em seu discurso, a atriz explicou que o título de “‘It girl'' representa uma jovem mulher que influencia outras pessoas não só através da moda, pela forma de se vestir, mas também pela forma de pensar, pelo que ela representa. Então nesta noite, eu gostaria de influenciar vocês – ou tentar, pelo menos –, para que olhassem de uma forma carinhosa para uma causa que ganhou meu coração há mais de dois anos, que é o refúgio. Se vocês quiserem conhecer o trabalho belíssimo que é feito no Brasil, conheçam a IKMR."
A IKMR (sigla para “I know my rights”, ou “eu conheço os meus direitos”, em portugês) é uma ONG brasileira, sem fins lucrativos, que atua desde 2012 no país. O seu principal objetivo é dedicar-se às crianças refugiadas, solicitantes de refúgios e reassentadas que estão nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais. Depois de conhecer e encantar-se pela ONG e a causa que defende em 2016, Bruna Marquezine tornou-se madrinha da IKMR. Nesse mesmo ano, Bruna passou duas semanas no Oriente Médio conhecendo a realidade dos refugiados sírios e prestando apoio à instituição que apadrinha e à ACNUR (Agência da ONU para Refugiados). Desde então, todos os anos a atriz celebra o Natal em sua casa, junto às crianças refugiadas, além de promover eventos beneficentes para arrecadar fundos para a instituição.
Três anos depois, em 2019, Bruna teve seu carinho e atenção novamente voltados a uma causa diferente: o projeto Aldeia Nissi, que tem como propósito manter a escola Sebastiana Garcia, na Angola, e ajudar humanitariamente as famílias da região. O fascínio pela causa deu lugar a uma Bruna profundamente envolvida durante uma viagem humanitária ao continente africano, onde visitou, cuidou e brincou com as crianças locais. Marquezine ainda ajudou a levantar fundos através de financiamento coletivo online, que foram destinados a ajudar a infraestrutura do local que atendia, na época, mais de 1400 pessoas. A atriz descreve a experiência como “amor, em estado bruto, simples e puro”.